Tipos de empreendimentos e suas diferenças

Empreendimentos imobiliários são projetos que visam transformar um determinado imóvel com uma finalidade em outra, por exemplo, existe um imóvel com finalidade rural, esse imóvel através de um projeto de um empreendimento imobiliário se transforma em um condomínio horizontal ou loteamento. Um outro exemplo bem comum é um imóvel urbano ser transformado através de um empreendimento imobiliário em um condomínio com várias unidades. 

As cidades são dinâmicas, suas moradias, comércios, indústrias, áreas institucionais não ficam estáticas no tempo, conforme os anos vão se passando a dinâmica de moradia, investimento comercial e industrial também vão se alterando e essas alterações oportunizam os empreendimentos imobiliários, assim áreas que antes eram desvalorizadas para moradia ou comércio se tornam através das novas necessidades áreas valorizadas, sendo objeto de investimentos e proporcionando novos tipos de moradia.

Isso é facilmente observável quando ficamos vários anos sem visitar a mesma cidade, geralmente ao voltarmos a essa cidade encontramos um cenário diferente em termo de dinâmica de bairros, onde bairros que antes não eram valorizados agora são importantes centros de atração comercial e residencial.

É muito comum ouvir de pessoas mais velhas que na infância delas aquele local onde ela morava era muito tranquilo ou era uma região rural ou que ali não havia nenhuma infraestrutura, e as casas eram distantes uma das outras, essa transformação de áreas rurais para áreas densamente povoadas só é possível através dos empreendimentos imobiliários.

Temos vários tipos de projetos imobiliários, vamos falar de 3:

Loteamentos

Condomínios horizontais

Condomínios verticais

Loteamentos são projetos de urbanização que transformam uma área rural em área urbana, assim uma gleba é convertida e transformada em uma área urbana, nesses projetos existem o prolongamento de ruas, a criação de áreas verdes, áreas institucionais e a divisão da terra em pequenos lotes, conforme o plano diretor da cidade. O empreendedor nesse tipo de projeto deve fazer todo o investimento de infraestrutura, tanto de rede elétrica quanto pavimentação, calçadas, rede água e esgoto. 

Já os condomínios horizontais são similares ao loteamentos mas suas áreas não são integradas as áreas públicas, os condomínios horizontais possuem muros fechando seu perímetro e as áreas internas são administradas pelo próprio condomínio. Pode-se fazer condomínio horizontal de lotes, onde cada um dos compradores constroem conforme seu desejo e legislação e também temos condomínio onde já são vendidas as casas prontas. 

No caso de Condomínios verticais, que são conhecidos como prédios ou edifícios, temos uma área urbana onde são construídos vários pavimentos e cada pavimento têm suas divisões em unidades convencionalmente chamados de apartamentos, assim essas unidades são vendidas prontas e a administração desse edifício é feito pelo próprio condomínio.

Não há o que se falar em empreendimentos melhores ou piores, cada um têm suas características, vantagens e desvantagens.

Os loteamentos têm como característica principal os lotes terem sua independência um dos outros, isso permite que o comprador construa da forma que ele quiser, dentro do que o plano diretor permitir, e não há a questão da taxa de condomínio, já como desvantagem o loteamento não oferece aos compradores área de lazer nem segurança adequada em comparação com os condomínios horizontais.

Os condomínio horizontais apresentam como principal vantagem a segurança e também a utilização da área comum, sua desvantagem é a obediência as regras do condomínio e também ao pagamentos de taxas condominiais.

O condomínio vertical apresenta a principal vantagem a baixa manutenção da sua unidade, pois os apartamentos geralmente têm o metro quadrado inferior às residências, assim sua manutenção no dia a dia é mais fácil, também conta com a vantagem da segurança propiciada pelo condomínio e a utilização de áreas comuns. Possui como desvantagem a baixa flexibilidade no projeto da construção do apartamento e a obediência as regras do condomínio.

Assine nossa

Newsletter