O investimento em imóveis é algo largamente utilizado há muito tempo, pois é uma modalidade de investimento que já passou pela prova do tempo, desde tempos imemoriais o ser humano se apropria de um local para moradia.
O próprio conceito de civilização, de propriedade privada está ligado a imóveis, casas, palácios, terras. Isso se deve porque não temos uma quantidade de casas, comércios ou áreas rurais.
Geralmente nas famílias a casa é o maior patrimônio, seja a sua própria moradia ou um imóvel de aluguel. Os imóveis são clássicos geradores de renda, os alugueis e arrendamentos são formas de se obter uma renda com os imóveis.
“Um imóvel não pode ser perdido, roubado ou levado por ninguém. Comprado em um bom negócio, pago integralmente e gerido com cuidado razoável, é o investimento mais seguro do mundo.” Franklin Roosevelt
Um dos pontos que os atuais investidores não gostam nos imóveis físicos é devido a sua baixa liquidez, esse também é uma de suas fortalezas. A baixa liquidez permite que o imóvel não seja vendido a qualquer momento e a qualquer preço, assim, para a maioria das famílias o imóvel onde você habita é uma garantia de patrimônio para a velhice e para os descendentes.
Com relação às comparações entre investimento em ações, fundo imobiliários e imóveis podemos fazer a seguinte pergunta.
Porque o Banco Itaú nos empresta dinheiro para comprar um imóvel, mas ele não empresta dinheiro para comprar as ações do próprio Banco Itaú?