Pensar em natureza é a possibilidade de respirar mais livremente, ter e dar atenção mesmo quando não perceptível para a nossa saúde de modo amplo e com qualidade. A proximidade com a natureza pode trazer um impacto positivo na saúde humana física e mental, como apontam pesquisas já realizadas através da neurociência.
A exposição a áreas verdes, ao ar limpo, a ambientes abertos, ao sol e a temperaturas menos abafadas contribui para a percepção e melhora dos mais variados estímulos sensoriais, como visual, auditivo e olfativo. Essa capacidade de receber informações sobre diferentes partes do corpo modula positivamente muitos aspectos fisiológicos, psicológicos e comportamentais que permeiam a atividade do sistema nervoso. Além disso, passar um tempo em espaços verdes ou incorporar ao seu dia a dia o contato com plantas, flores, folhagem e árvores é uma maneira simples de relaxar e ter uma folga da correria cotidiana.
Um estudo publicado na revista Nature em 2019 revela que somente duas horas por semana de contato com a natureza podem promover um significativo aumento na sensação de bem-estar, melhorar o humor e aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse.
Alguns exemplos dos benefícios da natureza para saúde mental:
- Atividades ao ar livre podem aliviar sintomas de demência, estresse e depressão;
- O contato com a natureza ajuda no desenvolvimento das crianças, encorajando a imaginação, criatividade e a interação social; importante mencionarmos que para as crianças, brincar ao ar livre, além de estimular a imaginação e criatividade, dá a sensação de liberdade, livrando seus cérebros, momentaneamente, dos constantes estímulos da agitação da cidade;
- A influência da natureza ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades cotidianas, melhorando o desempenho no trabalho e nos estudos e a satisfação pessoal;
- Quando incorporada ao design de moradias, a natureza propicia calma, inspira ambientes e estimula o aprendizado e a curiosidade.
Portanto, investir em conexão com a natureza torna-se um investimento em saúde física e mental!
Texto produzido por: Raphaela Fernandes. Psicóloga Clínica (CRP 24/03566)
Especialista em Carreira, Liderança e Coaching – Consultora em RH