O que faz um Despachante Imobiliário?

Despachante Imobiliário ou assessor imobiliário é o profissional que vai orientar as partes em uma transação imobiliária com a documentação necessária, desde aos dados dos compradores e vendedores até a escritura do imóvel, auxiliando em procedimento como registro em cartório, certidões, averbação, contrato de financiamento, aprovação de uso de FGTS até mesmo representar seus clientes juntos a órgãos públicos e privados, isso tanto para imóveis rurais quanto urbanos, mas pouco ainda é falado nesse profissional, que surgiu há quase 10 anos.

Com todas essas funções vem um questionamento, quanto custa todos esses serviços? Tudo depende da região em que está situado o imóvel, do tipo de serviço e o tempo necessário para concluir todo o processo, mas de maneira geral o custo é muito baixo em comparação a transação e impostos da negociação.

Quem arca com os custos de um despachante imobiliário?

A responsabilidade de arcar com os custos de um despachante imobiliário depende da negociação, mas no geral é o Comprador que arca com esses custos. Pode acontecer da imobiliária já incluir os valores do serviço no valor total a ser cobrado, porém na maioria das vezes dependerá do serviço a ser realizado e o nível de burocracia que o mesmo irá gerar.

Existem algumas circunstâncias que podem definir quem será o responsável por fazer o pagamento do despachante. Se o atual dono do imóvel (Vendedor) precisar resolver algum problema que impacte diretamente nos trâmites necessários para viabilizar a sua venda, então fica acordado que o mesmo deverá efetuar o pagamento. Agora, em casos onde a documentação já está toda regularizada e o interessado em realizar a compra irá optar por um financiamento, onde irá usar parte do saldo de seu FGTS para dar a entrada no imóvel, por exemplo, fica estabelecido que o mesmo irá arcar com os valores cobrados referentes ao serviço prestado pelo despachante.

Um corretor de imóveis pode se tornar despachante?

Por não saber exatamente o que faz um despachante imobiliário, muitos acreditam que é necessário obter uma formação específica para atuar, no entanto não é necessário. Quando se trata do corretor de imóveis, a sua principal função é encontrar um imóvel que se encaixe nas preferências do comprador. Sendo assim, qualquer pessoa que trabalhe no ramo imobiliário, inclusive o próprio corretor de imóveis pode trabalhar também como despachante. Para isso, basta apenas que a pessoa possua conhecimento sobre o assunto e comprometimento com o seu cliente.

Quando devo optar por um despachante imobiliário?

O serviço oferecido pelo despachante imobiliário pode ser feito por qualquer pessoa. No entanto, o tempo, o conhecimento e a paciência são fatores que fazem com que a contratação desse profissional realmente valha a pena. Portanto, se você deseja evitar passar o estresse de ter que fazer visitas a agências bancárias, órgãos públicos, cartórios e demais instituições, dê preferência pela contratação de um despachante imobiliário.

Assine nossa

Newsletter