A cidade de Cacoal é um dos 52 municípios do Estado de Rondônia segundo relatos surgiu na década de 1960, quando foi iniciada a abertura da BR-364, foi nomeada por um seringueiro chamado Anísio Serrão de Carvalho devido a grande quantidade de cacau nativo que tinha na região. Porém, apenas em 1977 Cacoal se se emancipou de Porto Velho se tornando assim município. As terras férteis atraíam os migrantes, que começaram a ocupá-las. Comerciantes se estabeleceram, oferecendo aos agricultores, fornecimento de gêneros de primeira necessidade e confecções contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento da região.
Com o passar dos tempos e com a colonização foi sendo desenvolvendo outras plantações, sendo uma delas a lavoura cafeeira onde fez de Cacoal a Capital do Café, tornando-se uma cultura importante da região, dando base de sustentação ao crescimento da economia local.
Cidade jovem completará 44 anos de existência no próximo dia 26 de novembro de 2021.
Segundo o IBGE, Cacoal tem 86.416 habitantes (população estimada para 2021). Comparando ao censo de 2010, representa crescimento de 9,98% na população residente, sendo a quarta maior do Estado, ficando atrás da cidade de Ariquemes com 90.353.
Cacoal é um dos municípios mais prósperos do estado por sua sólida economia em expansão a cidade é movida principalmente pelas grandes infraestruturas que oferece na parte agropecuário, comércio e vem se destacando por ser grande polo na área medica sem falar na área de ensino trazendo pessoas de todo o Brasil devido oferecer o curso de medicina.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no município, a menor temperatura já registrada em Cacoal foi de 9,8 °C em 18 de julho de 2010, e a maior atingiu 40,4 °C em 17 de setembro de 2019.
Para amenizar o calor, Cacoal conta com vários pontos turísticos naturais como Cachoeira na Linha 11, Cachoeira do Protazio, Cacoal Selva Park também conhecida como Chácara ou Sítio do Nério, Lagoa Azul, Lago do Parque Sabiá, Pedra na Linha 7 e Pedra na Linha 10 e dentre outros.
Histórias de Pioneiros de Cacoal.
“Em torno de 1920 chega à região para trabalhar como guarda-fios o paraibano Anísio Serrão de Carvalho. Este, membro da comissão de Rondon, adquiriu a área de terra às margens do Igarapé Pirarara, e se fixou no local, denominando-o Cacoal. Serrão tinha a missão de vistoriar o trecho entre Pimenta Bueno até a divisa com Presidente Médici. Porém, ao conhecer a seringueira Rosa Aurora, com quem se casou, requereu do Governo do Mato Grosso uma área de terra para a extração de látex de seringueira. O pedido foi aceito e Serrão passou a residir com a esposa na propriedade que ficava próximo à sede do município. Devido a grande incidência de Cacau encontrada nas terras, ele batizou o seringal pelo nome de Cacaual, dando origem ao atual nome da cidade.”
“A segunda fase da colonização de Cacoal, de acordo com historiadores teve início com chegada de Clodoaldo Nunes de Oliveira, em 1965. Com ele, chegaram as primeiras mudas de café, dando início ao ciclo do café e mudando o rumo da economia local, que era até então, baseada no extrativismo.”
“Os capixabas, mineiros e paranaenses ocupam lugar de destaque nessa nova fase de colonização, pois vieram para a região guiados pelo sonho de dias melhores”. Esses dias chegaram proporcionados pelo cultivo do café nas férteis terras da Amazônia, e assim transformaram Cacoal em um dos mais importantes produtores do grão no país, entre os anos de 80 e 90, consagrando a cidade com o título de “Capital do Café”.
Fonte: G1RO
Vista Aérea de Cacoal/2020 – Fonte: Site da Prefeitura Municiapal