Planejar envolve pensar a longo prazo, mas é comum pensar no hoje e acabar nos esquecendo que futuramente algo pode mudar e trazer novas necessidades para todos. O principal ponto a ser considerado é a sua necessidade, o que realmente é importante para você e para a sua família, mas gera realmente uma grande dúvida entre escolher às vezes uma casa ou apartamento, ou até mesmo comprar um terreno e construir da forma que você deseja. Para essa dúvida temos uma resposta mais fácil, se o casal tiver filhos o ideal é uma casa visto que criança precisa de espaço para brincar.
Um ponto importante a ser observado é apurar quanto financeiramente você tem disponível. Ou seja, faça um planejamento financeiro familiar para que não comprometa a sua vida financeira, outro item que tem que ser observado é sobre a questão como entrada para a compra do imóvel, reformas, decoração, gastos com mudanças, possíveis compras de móveis e outros. Além disso, não se esqueça dos custos com documentação e seguros que certamente serão necessários para ter uma maior segurança para o seu imóvel, importante é verificar a documentação desse imóvel, se está em dias com todas as suas obrigações, pois a partir da compra do bem todas as obrigações do imóvel passa a ser respondida pelo novo proprietário.
Outro ponto a ser observado na hora de buscar um imóvel é quanto a sua localização, se fica perto realmente do que você e sua família necessita. Isso porque a região pode favorecer ou desfavorecer o investimento, dependendo das necessidades que você já considerou lá no começo.
Além disso, não deixe de analisar que o imóvel, no futuro, pode se tornar um investimento caso queira mudar para outro lugar. Invista em um imóvel que atenda às suas necessidades hoje e poderá atender no amanhã.